Como desenvolver uma liderança de sucesso?

  • outubro 5, 2021

Mais do que ser um chefe ou um gestor, desenvolver uma liderança de sucesso é um ótimo passo para quem deseja ter melhores resultados em sua empresa.

Já ouviu falar que um dos pontos que mais podem agregar valor à empresa como um todo é uma boa liderança? Pois é, as grandes empresas sabem disso e, assim, investem em bons líderes para manter a equipe engajada, impulsionar o potencial das atividades, melhorar o clima organizacional e alcançar as metas almejadas.

O contrário também acontece: ao não ter bons líderes, determinadas empresas podem ir à falência ou simplesmente não conquistar os seus objetivos, além de baixar a produtividade do time e arcar com diversos prejuízos tanto nas finanças quanto na imagem da marca a longo prazo. 

Como é possível perceber, desenvolver uma liderança de sucesso é extremamente necessário tanto para a sua vida profissional quanto para alavancar as soluções da empresa e a motivação da sua equipe. Ao longo deste artigo, você vai conferir dicas imperdíveis para aprimorar as suas habilidades. Boa leitura!

Preze pelo bom relacionamento com os colaboradores

Ter um bom relacionamento com os clientes já é uma dica considerada até clichê, visto que isso pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado e fidelizar o público com mais facilidade, mas desenvolver uma boa relação com o seu time também pode fazer toda a diferença para o seu empreendimento.

É importante saber ouvir o que as sugestões, opiniões e vivências das pessoas que trabalham com você diariamente, dando espaço para que participem de reuniões e planejamentos, a fim de aumentar o senso de pertencimento e melhorar o bem-estar na organização.

Separe momentos para oferecer feedbacks

De forma quinzenal ou mensal, é fundamental ter um momento individual com cada colaborador, além das reuniões em equipe, não apenas para apontar o que precisa ser melhorado, mas principalmente para sugerir formas práticas de otimizar o tempo e o trabalho, além de ouvir o que o profissional tem a dizer.

Oferecer feedbacks de forma frequente e mais organizada também é uma ótima forma de melhorar o relacionamento com o time, entendendo as suas dores, preferências, necessidades e metas, a fim de dar o suporte necessário e pensar mais no coletivo para agregar valor à equipe, ao trabalho e à marca do negócio.

Invista em treinamentos e capacitações constantemente

Uma das maiores diferenças entre um chefe comum e um ótimo líder é a capacidade de estar disponível para ajudar, valorizar o trabalho da equipe e contribuir no avanço profissional e pessoal dos colaboradores. 

Com os avanços da transformação digital, a empresa deve atentar não somente em meios de melhorar a sua gestão e aumentar a produtividade do time, mas principalmente contribuir no desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais para os colaboradores desenvolverem uma atuação ainda mais prática, produtiva e eficaz.

Investir em tecnologia e sistemas de automação podem, sim, ajudar a sua empresa em diversos setores, mas é preciso oferecer treinamentos constantemente para garantir que a sua equipe vai utilizar as ferramentas da melhor forma possível, evitando retrabalho, falhas, sobrecarga, preocupações e custos desnecessários.

Busque conhecimento e inovação

Por mais anos e experiências de trabalho com gestão que você já possua, para desenvolver uma liderança de sucesso é preciso ter em mente que há sempre mais para aprender e melhorar. 

Isso não quer dizer que você precise aumentar as autocobranças internas ou passar mais horas trabalhando, mas ter a humildade de continuar buscando mais aprendizados e não ter medo de tentar coisas novas.

Assim como é preciso oferecer treinamentos para que a sua equipe aprimore suas habilidades e competências constantemente, também é essencial que você faça o mesmo pela sua vida profissional e pessoal, participando de cursos, eventos, fazendo networking e analisando formas de impulsionar a sua liderança.

Melhore a sua comunicação

A comunicação interna é um dos pontos primordiais para quem deseja se destacar mais no mercado, e é também uma das habilidades mais importantes para desenvolver uma liderança de sucesso.

Portanto, muito mais do que delegar tarefas e mostrar confiança nos colaboradores, é importante adotar algumas práticas para aprimorar a sua comunicação no dia a dia, como:

  • investir em ferramentas que facilitem a comunicação;
  • entender os perfis comportamentais dos seus colaboradores;
  • estabelecer objetivos e metas realmente alcançáveis;
  • marcar dias para oferecer feedbacks individuais;
  • ter uma boa organização semanal e mensal;
  • estabelecer os pontos de cada reunião;
  • oferecer espaços para escuta;
  • se comunicar de forma transparente e empática;
  • definir as atividades a serem cumpridas a cada semana.

Faça um mapeamento de inspirações

Ao se inspirar em outras pessoas que exercem uma boa liderança, fica mais fácil entender onde você quer chegar, o que você deve fazer para alcançar os seus objetivos e quais são as habilidades que precisam ser aprimoradas para contribuir nesse processo.

Então vale a pena pensar em líderes que atuam de forma inspiradora na sua região, no país e fora dele também, a fim de coletar informações que ajudem você na caminhada de exercer uma liderança de sucesso.

Inspire os seus colaboradores

Como você se sentiria ao trabalhar em um lugar que o seu chefe está constantemente irritado, estressado ou reclamando de tudo e todos? Provavelmente sua motivação poderia baixar, dificultando até a realização das suas atividades no ambiente de trabalho e a sua saúde mental no dia a dia também. 

Um bom líder sabe que as suas palavras e ações reverberam para além do local físico da empresa, podendo afetar positivamente o modo da equipe acreditar no seu potencial e no desenvolvimento da empresa, então vale atentar para formas de inspirar quem trabalha com você a resolver conflitos, analisar as soluções ideais, e buscar e oferecer sempre o melhor.

Comemore cada conquista

Definir metas e sugerir melhorias faz parte do cotidiano de quem precisa liderar equipes, mas não esqueça de celebrar as vitórias também. Afinal, comemorar os passos conquistados também é importante para fortalecer laços, aumentar a motivação e oferecer recompensas aos esforços realizados.

E aí, já se preparou para desenvolver uma liderança de sucesso na sua empresa? Esperamos que este artigo ajude você a ver novas perspectivas para aprimorar as suas habilidades e, assim, liderar de forma mais eficaz, prática e bem-sucedida.

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